Placa Bacteriana Dentista Barcelos

By: | Tags: , , | Comments: 0 | Abril 15th, 2015

Placa Bacteriana – Dentista Barcelos – Clinica de Fervença – Onecare Eshtetic Clinics

A placa bacteriana é um biofilme oral constituída por bactérias que se formam continuamente nos dentes e gengivas. Na fase inicial de formação é uma massa fina e mole, quase invisível mas que se não for removida eficazmente fica mais espessa e começa a mineralizar formando um depósito duro conhecido por tártaro ou cálculo. A placa bacteriana constitui a principal causa da cárie dentária e das doenças periodontais (da gengiva

A diferença entre placa bacteriana e tártaro nos dentes

Muitas pessoas perguntam ao médico dentista se existem diferenças entre placa bacteriana e tártaro nos dentes. Esta é uma excelente pergunta. A acumulação de placa bacteriana e de tártaro nos dentes são problemas dentários comuns. Uma acumulação significativa de placa bacteriana pode resultar em cáries dentárias e doença das gengivas. O tártaro nos dentes é placa calcificada. Conhecer os factos pode ajudar-te a cuidar dos teus dentes de forma mais inteligente.

Os factos sobre a placa bacteriana

A placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor que contém bactérias que se acumulam naturalmente na superfície dos dentes, especialmente ao longo da linha da gengiva no período de quatro a 12 horas após a escovagem. Os açúcares presentes nos alimentos e bebidas podem combinar-se com as bactérias existentes na placa bacteriana para libertar ácidos. Estes ácidos atacam o esmalte dos dentes e causam a sua deterioração, o que pode, posteriormente, causar cáries. As bactérias existentes na placa bacteriana também podem contribuir para a doença das gengivas, como a gengivite. A escovagem e uso do fio dentário regularmente são as ferramentas mais eficazes na luta contra a placa bacteriana. Se não for removida diariamente, a placa acaba por se acumular e endurecer, transformando-se em tártaro.

Placa Bacteriana Dentista Barcelos

Tártaro nos dentes: a dura verdade

O tártaro nos dentes é um depósito duro tipo crosta que pode captar manchas e levar à descoloração dos dentes. O tártaro dentário forma-se quando a placa bacteriana residual na superfície dos dentes reage aos minerais presentes na saliva. Apenas um dentista poderá remover o tártaro, mas podes preveni-lo de forma ativa com um bom regime de escovagem utilizando as Escovas de Dentes Elétricas Oral-B®.

 

Leave a Reply