fbpx

Implante Dentario

O que o implante dentário ?

O implante dentário é o dispositivo médico, mais moderno e avançado, para a substituição de dentes perdidos.

São instalados cirurgicamente dentro do osso da maxila ou mandíbula nos locais em que foram perdidos os dentes, para que funcionem como raízes dentárias de substituição.

O objetivo do implante é servir como sustentação para que uma coroa para que esta reponha o dente ou os dentes perdidos de forma a permitir suportar as forças inerentes à mastigação, assim como acontece com os seus dentes naturais.

Existem vários tipos de possibilidade de utilização do implante como suporte de coroas e próteses, todos estes podem ser utilizadas sobre os implantes.

Nos casos em que apenas um dente foi perdido, pode ser confeccionada uma coroa unitária.

Nos casos onde há ausência de mais dentes, podem-se fazer pontes fixas sobre os implantes.

Pacientes que perderam todos os dentes têm a opção de fazerem dentaduras totais fixas sobre os implantes.

Porquê colocar um implante dentário?

Se existe uma perda de dente ou dentes pelo mais diverso motivo, a causa mais evidente é um espaço vazio na sua boca.

Essa ausência de dente têm consequências imediatas e mais evidentes, como a estética” o buraco”, a acumulação de alimentos, a dificuldade de mastigar. Mas tem também consequências a um prazo mais longo e menos evidente para o paciente.

Como o movimento dos seus antagonistas, dentes do maxilar oposto que entravam com este no processo de mastigação. Por sua vez os dentes que ladeavam o dente perdido, ganha mobilidade e tendem a deslocar-se também para o espaço livre deixado pelo dente perdido.  Esta movimentação provocando desequilíbrios nas arcadas dentárias que podem originar a perda de mais dentes, assim como problemas graves na articulação dos maxilares.

Acresce ainda que no local do dente perdido irá dar-se a reabsorção óssea (absorção pelo organismo) do osso maxilar onde as raízes dos dentes estavam cravados, originando a consequente perda óssea.

O implante dentário permitem-nos restituir com grande sucesso as funções dos dentes naturais tanto mastigatória, como fonética e claro a estética, sendo actualmente a mais moderna e avançada opção para a substituição dos dentes perdidos.

Quer saber mais sobre Implante Dentário?